A Assembléia Constituinte de 1946
Após uma fracassada tentativa de golpe contra o governo liderado pela Aliança Nacional Libertadora (anl), Vargas viu neste momento o pretexto para prosseguir com sua radicalização. Em poucos dias Vargas conseguiu que o congresso aprovasse mudanças na lei de segurança nacional e garantiu que houvesse uma maior concentração de poderes nas mãos do chefe de governo.
>Em 10 de novembro de 1937, Getúlio mandou fechar o congresso e outorgou á nação uma nova carta constitucional. tinha início então a Ditadura do Estado Novo.
>Em dezembro de 1939 foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (dip), órgão responsável pelo controle das informações e pela divulgação da imagem do Estado Novo. O dip passou a funcionar no Palácio Tiradentes, desocupado após o fechamento da Câmara dos Deputados. Módulo VII- A Assembléia Constituinte de 1946.
>Só em 15 de janeiro de 1942 quando o Palácio Tiradentes abriu suas portas para a realização da III Conferência dos Chancelres das Repúblicas Americanas é que principiava a crise do Estado Novo. A derrota do nazi-facismo na Europa tornou impossível manter no Brasil um governo autoritário, quando no mundo vencia a democracia liberal então uma frente oposicionista lançou a candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes á sucessão de Vargas. mas temerosas de as eleições não ocorressem as forças armadas forçaram Vargas a renunciar.
Tinha início o governo de Eurico Gaspar Dutra. Enquanto Vargas foi eleito deputado por sete estados e senador por dois. o Palácio Tiradentes abrigou, então, a Assembléia Nacional Constituinte instalada em fevereiro de 1946.
Em 18 de setembro de 1946 a Nova Constituição foi promulgada.