Virando o corredor, o visitante é levado a acompanhar o fim da ditadura de Vargas seguida do triunfal retorno da democracia, com a instalação da Constituinte de 1946.
O Palácio Tiradentes permaneceu como sede da Câmara dos Deputados até o momento em que a capital do país foi transferida para Brasília. Neste ponto o visitante é convidado a avançar até o surgimento do novo Estado do Rio de Janeiro, em 1975, quando então o Palácio se transformou na sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Passo a passo, através de painéis fotográficos, maquetes, material multimídia e sempre contando com a imprescindível narrativa dos monitores, o visitante é levado a conhecer a trajetória política do Brasil e do Rio de Janeiro. Mais do que isso, ao se visitar a exposição é possível se vivenciar uma “aula de cidadania”. Do papel do poder legislativo, às lutas políticas pela preservação da democracia, com destaque especial para a participação da população mediante exercício dos seus direitos.
Fatos, figuras, conceitos, vão sendo apresentados permitindo aos cidadãos brasileiros conhecerem ou reconhecerem a memória política nacional. Mais que isso, a exposição permite que cada visitante seja levado a pensar sobre o papel do poder legislativo e a importância da vida democrática.